quinta-feira, 23 de julho de 2009

Semma realiza trabalho de educação ambiental para visitantes da Floresta nacional de Carajás

Fotos: Beatriz Sales





Nas férias do mês de julho o número de emissão de autorização para visita à Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) aumenta. Por isso, com o objetivo de sensibilizar esses visitantes sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente – Semma, iniciou na última terça-feira, 20, uma campanha educativa na Portaria da Vale.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, o trabalho educativo será realizado até o final do mês. “Nosso alvo são os usuários do Programa de Uso Público da Flonaca, uma vez que o número de visitantes à Carajás, no mês de férias, aumenta consideravelmente. Através de abordagem e entrega de panfleto, a equipe de estagiários da Semma deseja sensibilizá-los sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, especialmente, de uma área de preservação”, como é o caso da Floresta de Carajás, disse Hadla Silva.

A Coordenadora do Programa de Uso Público da Flonaca, Fabiana Oliveira, informou que no mês de julho a média de emissão de autorização pelo programa é 350 emissões por dia, durante a semana, e cerca de 600 nos finais de semana, destacando a importância do convênio firmado entre a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.

“O Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás foi uma importante conquista do Governo Cidadão. Sua criação facilitou o acesso da população à Carajás. Hoje qualquer pessoa pode adquirir autorização”, enfatizou Fabiana Oliveira.

A visitante da Flonaca, Francisca Silva, 43, que reside no município de Marabá, reconhece a relevância do programa. “Lembro da dificuldade do acesso à Carajás antes desse programa da Prefeitura de Parauapebas. Agora é uma facilidade visitar a Flonaca, que também é nossa”, falou sorridente a visitante.

Cláudia Borges, 33, gostou muito da iniciativa de se realizar um trabalho educativo na portaria. “Sei que tem muitas pessoas moram aqui e não sabem que residem próximo a uma belíssima floresta, que podem conhecer e que precisa ser preservada”, frisou a moradora.

Fonte: SEMMA

Nenhum comentário: