domingo, 26 de julho de 2009

Papão em Codó: Contra a macumba, reza neles!

Superstição e futebol sempre andaram lado a lado. Tem jogador que só entra em campo com o pé direito e torcedor que “congela” os jogadores do adversário, anotando seus respectivos nomes num pedaço de papel e encaminhando-os para o freezer. Mas, de acordo com a intensidade das emoções, a superstição sai de cena e dá lugar à fé. E qual o tipo de fé? Depende das tradições culturais e histórias de cada povo.

Numa cidade nacionalmente conhecida por sediar uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, a promessa é para a Santinha, Nossa Senhora de Nazaré. É o que fez uns torcedores do grupo de amigos Raça Bicolor. “Se o Paysandu se classificar para a Série B, vou participar de todo o trajeto do Círio com a Santinha”, disse José Roberto, cujo apelido é Romário, quase uma honraria para quem gosta de futebol bem praticado. A promessa só se “mantém viva” caso o Paysandu obtenha a classificação contra o Sampaio Corrêa, no próximo domingo, dia dois de agosto, pela última rodada da primeira fase da Terceirona. Então, este jogo é mais uma promessa. “Vou rezar bastante, pedir muito a ela”, completou.

A fé católica de um lado e, do outro, a umbanda e o candomblé. O local do embate entre Papão e a Bolívia maranhense é o estádio Renê Bayma, em Codó, a 300 km da capital São Luís, cidade popularmente conhecida como a capital desses ritos. De acordo com o blog do jornalista Gerson Nogueira, até a diretoria maranhense está apelando para isso. O presidente do Sampaio Corrêa, Sergio Frota, já teria convidado o umbandista e pai-de-santo Bita do Barão para ser o vice-presidente do clube. Segundo as notícias atribuídas a uma fonte, o cartola fez um pedido: a classificação de Sampaio e Rio Branco, além da não-classificação do Paysandu e o rebaixamento do Águia. Diz o site que a atitude foi tomada porque ele não gostou dos últimos comentários do “bocudo” João Galvão. É esperar pra ver.

Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário: