sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mina de cobre do Sossego completa cinco anos

Maior site de produção de cobre da Vale, a Mina do Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, completa nesta quinta-feira (2) cinco anos de operação, com uma produção de mais de dois milhões de toneladas de concentrado de cobre.

Além de marcar o início da diversificação mineral da Vale, Sossego tem importância estratégica no suporte a outros empreendimentos de cobre na região, como Salobo, Alemão e Cristalino.

Depois de implantadas, a previsão é que essas minas produzam, juntas, cerca de 700 mil toneladas anuais, gerando mais de 3.800 empregos no Pará e contribuindo para transformar o Brasil em um dos grandes exportadores mundiais de cobre.

A Mina do Sossego também está contribuindo fortemente para que a Vale teste novas tecnologias que possibilitem verticalizar sua produção de cobre, ganhando mais competividade no mercado e trazendo mais desenvolvimento para a região.

Desde novembro de 2008, a Vale está testando, na Usina Hidrometalúrgica de Carajás (UHC), o processo de lixiviação sob pressão, tecnologia que consiste em transformar o concentrado de cobre sulfetado em placas metálicas (catodos), com 99,999% de pureza. A produção de placas gera produtos finais como fios, cabos e componentes eletrônicos.

Tão importante quanto o bom desempenho operacional nos últimos cinco anos, bem como suas perspectivas de expansão da cadeia de cobre, são os investimentos da Vale em obras e projetos que estão beneficiando a população de Canaã dos Carajás.

A Mina do Sossego gera hoje na região cerca de 2 mil empregos, entre próprios e contratados. Antes disso, contudo, a cidade foi preparada para receber o empreendimento. A Vale investiu R$ 130 milhões em Canaã dos Carajás em obras de infraestrutura, educação, saúde, cultura, lazer e programas de formação profissional.

Entre os recursos aplicados pela empresa em obras de infraestrutura, estão a pavimentação de mais de 80 km de estradas; reforma de pontes; ampliação da rede de iluminação pública; implementação de Estações de Tratamento de Água e Esgoto; construção de quase 50 km de rede de abastecimento de água e mais de 20 km de rede de esgoto. Também foram feitos investimentos em segurança pública e na construção de escola, núcleo de educação infantil, hospital, Casa da Cultura e reforma do estádio municipal.

Canaã dos Carajás, que já foi um assentamento agrícola dentro dos limites de Parauapebas, tem apenas 15 anos de emancipação. Hoje, com mais de 22 mil habitantes, está entre os municípios que mais crescem no país.

Mais sobre a Mina do Sossego
Descoberta em 1997, a Mina do Sossego teve sua construção iniciada em 2002. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho, que formam reservas de 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre.

Com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento ‑ que conta com equipamentos de grande porte, como o moinho SAG (moagem semi-autógena), um dos maiores do mundo, com 12 metros de diâmetro ‑ o minério, que sai da mina com teor médio de 1% de cobre, alcança uma concentração de 30%.

A produção é transportada por caminhão até o Armazém de Cobre, em Parauapebas, depois segue pela Estrada de Ferro Carajás até o Terminal Marítimo de São Luís, onde é embarcado para os mercados interno e externo. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: