sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vale está preparada para uma desaceleração econômica, diz HSBC

SÃO PAULO – Em meio a um período de revisões nas projeções econômicas – o que pode afetar negativamente os preços das commodities -, a Vale (VALE3, VALE5) está em “boa posição para enfrentar uma desaceleração”, indica a área de research do HSBC.

Segundo Jonathan Brandt, o qual assina o relatório da instituição, o balanço da mineradora indica pontos positivos para sustentar um período de menor crescimento econômico, tal como a redução em cerca de 40% da dívida líquida – atualmente em US$ 11,2 bilhões - quando comparada ao período pré-crise de 2008.

“Para ser justo, parte da razão dessa queda foi a oferta de ações de US$ 11 bilhões que a Vale realizou em junho de 2008, exatamente antes da recessão, porém a geração de Ebitda [geração operacional de caixa] está agora 45% maior que no trimestre anterior à última recessão”, escreve.

Investimentos podem ser cortados sem comprometer balanço
Além disto, os elevados níveis de investimentos esperados para os próximos dois anos levam a uma projeção de que o caixa líquido da companhia se torne positivo em 2013.

No entanto, assumindo-se que a companhia reduza os seus planos de investimentos para incluir somente gastos relativos à manutenção, então tal posição pode ser atingida até o final de 2012, um ano e meio antes das projeções atuais. Brandt reconhece que tal cenário é “altamente improvável”, utilizado apenas para “fins ilustrativos”.

O fato que o analista quis comprovar é que, “em um período de rápida queda nos preços das commodities, que acreditamos que o mercado esteja precificando, a Vale pode reduzir substancialmente seus investimentos em projetos e ainda apresentar resultados em seu balanço”. (Fonte: InfoMoney).

Nenhum comentário: