quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TSE aprova envio de forças federais para garantir a ordem durante o Plebiscito no Pará

Sessão plenária do TSE. Brasilia-DF 09/08/2011. Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão administrativa desta terça-feira (9) o envio de forças federais para garantir a tranquilidade do plebiscito que decidirá sobre o desmembramento do Estado do Pará para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, a ser realizado no dia 11 de dezembro.

As forças federais irão para 14 municípios: Altamira, Brasil Novo, Monte Alegre, Santarém, Alenquer, Óbidos de Juriti, Marabá, Oriximiná, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Orilândia do Norte, Pacajá e Anapu.

Segundo a relatora do pedido, ministra Cármem Lúcia Antunes Rocha, a solicitação foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), com base no relato do secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha. A ministra acentuou que a área é historicamente conflitante pelo intenso fluxo migratório, inclusive com atritos de natureza fundiária.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, acentuou que, no passado, 104 municípios do Pará demandavam a requisição de forças federais, mas esse número diminuiu para 16. Salientou que o dado é importante porque o custo do deslocamento das forças federais para os Estados oneram o orçamento do TSE. (Fonte: BB/LF-TSE)



Nenhum comentário: