sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MP denuncia 22 acusados de fraudes na AL

Arnaldo Azevedo encaminhou as denúncias ontem para a Justiça (Foto: Everaldo Nascimento)

Vinte e duas pessoas foram denunciadas, na tarde de ontem, pelo Ministério Público Estadual, por envolvimento em fraudes na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL), dos quais dezessete são novos acusados. A diferença observada entre a folha de pagamento da Assembleia e os créditos bancários obtidos junto ao Banco do Estado do Pará (Banpará) apontam um desvio de R$ 8,4 milhões dos cofres públicos.

De acordo com o promotor de Justiça Criminal, Arnaldo Azevedo, a denúncia aponta outra modalidade de crime na folha de pagamento da AL diferente da que vem sendo denunciada desde junho deste ano, sobre a presença de funcionários fantasmas. “Estão incluídas 17 novas pessoas que ainda não haviam sido denunciadas, mas ao todo são 22 investigados”.

Segundo o promotor, grande parte dos novos denunciados são parentes do ex-deputado José Robson do Nascimento, o Robgol, e de Elzilene Maria Lima Araújo, ex-funcionária da AL, vinculada ao gabinete do ex-deputado. “Essa denúncia tem a ver com o desvio do dinheiro através de pessoas moradoras de outros locais que abriram conta no Banpará e passaram procurações para a Elzilene”.

A iniciativa da denúncia partiu do fato de que os sete parentes do ex-deputado que tinham conta no Banpará não moravam no Estado. Todos eram do município de Barra de São Miguel, no Estado da Paraíba, onde nasceu Robgol. “O MP resolveu denunciar porque os parentes não tinham motivos para abrir uma conta no Banco do Estado do Pará, já que não moravam aqui”, explicou o promotor. “Eles abriram com a única finalidade de receber o dinheiro da Assembleia Legislativa”.

Por entender que as pessoas envolvidas tinham conhecimento da fraude que aconteceu entre os anos de 2003 e 2009, elas também se enquadram na denúncia dos crimes de peculato e formação de quadrilha e de peculato e concurso de pessoas. “Os parentes foram denunciados por entendermos que a finalidade não era outra do que vazar dinheiro”. (Fonte: Diário Online).

Nenhum comentário: