segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como a Vale foi bloqueada pelas siderúrgicas brasileiras, suas novas rivais

Vale: a participação da China nas vendas de minério de ferro e pelotas da Vale subiu de 41,4% para 41,9% no segundo trimestre de 2011

São Paulo – A vida já foi mais fácil para a Vale no mercado brasileiro. No seu auge, a companhia chegou a fornecer 70% do minério de ferro consumido pelas siderúrgicas locais. Hoje, a fatia é de 50%, e a própria companhia admite que a tendência é que a queda continue. O motivo é bem simples: seus clientes, as siderúrgicas, passaram também a ser seus maiores concorrentes. Isto porque estão investindo cada vez mais na autoprodução de minério de ferro.

“A autossuficiência das siderúrgicas cortou a fatia da Vale no mercado interno”, disse Pedro Galdi, analista da SLW. Os números do segundo trimestre mostram que, com isso, a fatia do Brasil nos negócios da Vale tem andando de lado. No segundo trimestre do ano passado, o Brasil respondeu por 12,1% das vendas físicas de minério de ferro e pelotas. No mesmo período deste ano, o número praticamente empata: 12,3%. Enquanto isso, a China continuou avançando: de 39,5% para 41,7% no mesmo período.

O reajuste de preços promovido pela Vale, e que contribuiu com boa parte do aumento de receitas e lucros do trimestre, também não ajudou muito a avançar no Brasil. Há um ano, o país respondia por 17% da receita operacional – agora, está um ponto percentual maior, 18%. Como exemplo, a China avançou quatro pontos percentuais, de 27% para 31%.

Concorrente local
Tudo isso reflete a forte disposição das siderúrgicas de reduzirem sua dependência da Vale – algo bom para elas, mas ruim para a mineradora, obviamente. O próprio presidente da Vale, Murilo Ferreira, queixou-se da atuação das siderúrgicas na teleconferência sobre os resultados do trimestre. “As siderúrgicas no Brasil não investem em aço, tentam ser mineradoras”, disse Ferreira.

Muitas siderúrgicas locais investem em mineração, como a Usiminas. Em 2010, a empresa uma joint venture com o grupo japonês Sumitomo Corporation e criou um um braço de mineração. A produção é destinada ao consumo próprio nas plantas siderúrgicas da Usiminas e também à exportação.

A Gerdau acredita que, nesse ano, deve conseguir suprir aproximadamente 75% da sua necessidade de minério de ferro. A empresa projetou, para 2012, a autossuficiência em minério de ferro na sua unidade de Ouro Branco, em Minas Gerais (Gerdau Aço Minas). A necessidade da companhia é de cerca de 7 milhões a 7,5 milhões de toneladas por ano. (Fonte: Revista Exame).

Nenhum comentário: