quarta-feira, 23 de março de 2011

Estudo - Pesquisadores brasileiros usam casca de banana contra água contaminada

NOVA YORK - Pesquisadores brasileiros descobriram uma maneira original de lutar contra a água contaminada: bananas.

Em um novo estudo, divulgado em reportagem do "Discovery News", a casca picada de banana foi capaz de acumular vestígios de chumbo e cobre na água do rio, tornando os metais tóxicos 20 vezes mais fáceis de serem detectados com equipamento bruto.

Apesar disso, ninguém deve sair correndo para colocar banana na água contaminada e esperar que ela se torne potável, embora os pesquisadores acreditem que a técnica, um dia, possa ser aproveitada como uma maneira barata e não-tóxica para garantir o abastecimento potável.

- Cascas de banana não podem efetivamente ser usadas para remover metais da água ou limpar a contaminação, mas pode juntar uma quantidade grande de chumbo e cobre que ficarão mais fáceis de serem detectadas - diz o engenheiro ambiental Ashok Gadgil, da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Para o químico Gustavo Castro, do Instituto de Biociência de Botucatu, a surpresa está na capacidade de extração da casca de banana, maior que outros materiais similares conseguidos em reações químicas, como sílica modificada, alumina e celulose.

- Todos esses materiais são produzidos em laboratório com o mesmo objetivo: remover metais da água. Entretanto, todos representam altos custos de produção e muitos resíduos tóxicos - diz. (Fonte: O Globo).

Nenhum comentário: