 Dilma está na lista das cem mulheres mais inspiradoras
Dilma está na lista das cem mulheres mais inspiradorasA presidente Dilma Rousseff entrou na lista das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade, publicada no jornal britânico 'The Guardian', nesta terça-feira. Nela são listadas mulheres que representam modelos de comportamentos no mundo e que ajudaram outras ao longo da vida.
Feita em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a lista organiza as escolhidas em 10 categorias: Ativistas; Arte, cinema, música e moda; Negócios e sindicatos; Direito, Política; Ciência e medicina; Esportes e aventura; Tecnologia; Televisão; Escrita literária e academica. A presidente está na categoria 'Política', junto a Michelle Bachelet, Hillary Clinton, Margaret Thatcher, entre outras.
Abaixo do nome das mulheres da lista vem um pequeno resumo do cargo ou do que a pessoa representa e, clicando na foto, uma pequena matéria da carreira da pessoa. O jornal descreve Dilma como "Uma guerrilheira socialista adolescente que enfrentou prisão e tortura e que se tornou a primeira presidente mulher do Brasil".
O texto cita ainda a promessa de Dilma de melhorar as condições de vida das mulheres e de ter a mão feminina no comando de nove dos 37 Ministérios de seu governo, número recorde na história do país. Dilma também é criticada na publicação no que se refere à mudança de posição em relação ao aborto, depois da confusão com religiosos, e a realização de diversas cirurgias plásticas. O jornal também cita a situação atual do Brasil, chamando a atenção para os desafios que Dilma já enfrentou, como as recentes chuvas que assolaram o país.
Para escolher as cem melhores, mais de 3 mil sugestões de leitores foram consideradas por uma equipe de doze mulheres que incluía ativistas políticas, membros de organizações não-governamentais e jornalistas, que discutiram até chegar ao resultado final.
Alguns destaques das cem, além da presidente Dilma, são a ativista Nawal El Saadawi, a cantora Lady Gaga, a presidente do Yahoo Carol Bartz, a advogada Gareth Peirce, a democrata Aung San Suu Kyi, Jane Goodall, que apóia causas ambientais, a atleta Caster Semenya, a fundadora do site lastminute.com Martha Lane Fox, a apresentadora Oprah Winfrey e a ganhadora do Nobel Doris Lessing. (Fonte: JB)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário