quinta-feira, 1 de março de 2012

Plano foi criado para evitar riscos de acidente em mina, diz Vale

RIO – A Vale informou hoje que desenvolveu um plano de ação, com mais de 30 recomendações, para adotar medidas de controle que identifiquem os fatores de risco levantados durante o processo de investigação da morte dos mineiros Jason Chenier e Jordan Fram, na mina de Stobie, na região canadense de Sudbury, em 8 de junho de 2011.

“Embora nada vá trazer de volta Jason e Jordan, estamos comprometidos em fazer tudo ao nosso alcance para colocar em prática medidas par assegurar que uma tragédia como essa nunca se repita”, disse, em nota, o vice-presidente de mineração e gerente geral das operações em Ontário, Kelly Strong.

O executivo ressaltou que a empresa recebeu hoje o relatório do United Steel Workers (USW), que representa os trabalhadores na mineração do Canadá e dos Estados Unidos e que a companhia está em processo de analisar o documento “cuidadosamente”.

O relatório de 207 páginas com a investigação do USW sobre o acidente diz que a Vale ignorou problemas de inundação na mina causada pela presença excessiva de água. Segundo o documento, “os trabalhadores morreram após uma torrente de lama e material mineral úmido ter inundado o túnel em que trabalhavam”.

No comunicado da Vale, a companhia lembra que o documento do USW contém “sérias alegações”, como a possibilidade de acusações criminais contra a empresa e indivíduos.

“Como resultado disso, nós não estamos aptos a discutir alegações específicas contidas no relatório”, diz Strong na nota divulgada pela Vale. “Enquanto uma cuidadosa revisão está acontecendo, nossa leitura preliminar do relatório indica que não há nova informação factual que o nosso time de investigação não tenha considerado”, acrescenta a companhia, que diz haver uma diferença entre como o USW escolheu interpretar esses fatos.

“Nós rejeitamos as alegações do USW de negligência e estamos preparados para defender a companhia e nossos empregados caso seja necessário”, destaca a mineradora, acrescentando que uma equipe vai rever as recomendações feitas pelo USW para aumentar a segurança nas operações. (Fonte: Rafael Rosas/Valor Econômico).

Nenhum comentário: