Responsáveis por agências bancárias de Pernambuco que forem alvo de assaltos com feridos ou mortos poderão responder criminalmente caso esses locais não tenham os equipamentos de segurança previstos em lei.
O Ministério Público Estadual entende que, nesses casos, o banco colabora para que o crime aconteça e, por isso, o responsável pela agência também deve ser punido.
Até meados de março, a polícia de Pernambuco registrou 12 assaltos a bancos. Em 2011, foram 18 ao todo.
"Se o gerente se recusa a instalar alarmes, câmeras, portas giratórias e detector de metais, está colaborando para a atividade criminosa", diz promotor Ricardo Coelho.
Quinze agências de Recife já foram multadas pelo Procon-PE por falta de equipamentos de segurança. Elas podem até ser interditadas.
O sindicato dos bancários considera a multa um avanço, mas faz ressalvas à responsabilização dos gerentes. "O gerente não tem autonomia para garantir o item de segurança. Todas essas medidas têm que ser cobradas do banco enquanto instituição", afirma a presidente da entidade, Jaqueline Mello.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) critica as leis municipais de Recife que, agora, tem de ser seguidas para que o gerente não seja incriminado. A lei pede blindagem interna das agências, inclusive as portas giratórias, e um papel de parede com com fragmentos de metal para bloquear sinal de celular.
Para a entidade dos banqueiros, o Estado quer tirar de si uma obrigação. (Fonte: Folha.com).
sexta-feira, 16 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário