quarta-feira, 6 de abril de 2011

Patrono do software livre, Lula será estrela da Microsoft

O Instituto Cidadania e a assessoria de Lula não divulgam quanto Lula receberá pela palestra.

Dando continuidade a sua agenda de compromissos internacionais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o principal orador do Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe, da Microsoft, quarta-feira, em Washington.

O Instituto Cidadania e a assessoria de Lula não divulgam quanto Lula receberá pela palestra. Um político brasileiro que participou de uma edição do fórum, anos atrás, estima em US$ 100 mil o cachê para o principal orador do tradicional evento da gigante de informática.

Há uma enorme curiosidade na comunidade do software livre, uma das mais influentes durante o governo Lula, para o tom da fala do ex-presidente no fórum da Microsoft.

Espera-se que ele repita a sistemática defesa que fez, quando presidente, da adoção do software livre em lugar do monopólio dos produtos licenciados _com a própria Microsoft à frente.

Em 2009, Lula e a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff foram as estrelas de outro evento, o Fórum Internacional do Software Livre, organizado por Marcelo Branco, que no ano passado foi coordenador da campanha do PT para redes sociais.

Na ocasião, o então presidente fez uma crítica ácida à patrocinadora do evento que estrelará em Washington, quando defendeu a adoção do software livre pelo governo.

“Ou íamos para a cozinha preparar o prato que queríamos comer, com os temperos que queríamos colocar, ou íamos comer aquilo que a Microsoft queria vender para a gente, disse Lula, para em seguida ser ovacionado, como mostra o vídeo abaixo. (Fonte: DIÁRIOpb).

Nenhum comentário: