sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ministro Ricardo Lewandowski lança recadastramento biométrico em Curitiba

Presidente do TSE ministro Ricardo Lewandowski participa de cadastramento biométrico. Curitiba/PR 25/03/2011 Foto:Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Na manhã desta segunda-feira (28), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, lançou em Curitiba-PR o recadastramento biométrico que tem o objetivo de identificar, por meio das digitais, mais de um milhão de eleitores somente naquela cidade.

De acordo com o presidente, a biometria vai proporcionar um “salto qualitativo” para as eleições de 2012. Mas também representará um “desafio muito grande” para a Justiça Eleitoral. O objetivo é cadastrar, até o final deste ano, 10 milhões de eleitores em todo o Brasil.

O ministro informou que estão sendo investidos recursos na atualização das urnas eletrônicas e também nos equipamentos de identificação do eleitor. “Nós estamos em um trabalho paulatino, pretendendo identificar todo o eleitorado brasileiro. E isso, segundo as nossas projeções, será logrado no ano de 2018, quando, também, segundo as nossas projeções, o eleitorado brasileiro atingirá o número de mais ou menos 150 milhões de eleitores”, afirmou. Lewandowski disse ainda que “em matéria de democracia, em matéria de tecnologia eleitoral, o Brasil pode ser considerado, sem dúvida nenhuma, um país de primeiro mundo”.

Vantagens
Entre as vantagens apontadas pelo ministro sobre o recadastramento biométrico, está o avanço na prevenção de fraudes. Além disso, um convênio entre o TSE e o Ministério da Justiça permitirá que os eleitores cadastrados biometricamente tenham prioridade na obtenção da nova carteira de identidade, o chamado RIC – Registro de Identificação Civil.

Esse documento possui um chip com informações de cada cidadão e substituirá todos os documentos dos brasileiros como a carteira de identidade, a carteira de motorista, passaporte, título de eleitor, número da previdência social, número de identificação perante a Receita Federal, entre outros. “Será um avanço extraordinário e, pelo convênio que nós temos, aqueles eleitores que se cadastrarem biometricamente terão prioridade na obtenção dessa carteira de identidade nacional “, destacou o ministro.

Em Curitiba o recadastramento biométrico será feito por meio da Central de Atendimento ao Eleitor que tem capacidade para 500 eleitores sentados no local. Além disso, possui um sistema de senhas com 150 guichês de atendimento. A meta é recadastrar cinco mil eleitores por dia.

Os eleitores curitibanos serão convocados pela ordem do mês de nascimento. Aqueles nascidos em janeiro e fevereiro, por exemplo, serão chamados para o recadastramento em abril. Já os que nasceram em março e abril serão recadastrados em maio e, os que nasceram em maio e junho serão convocados em junho. A partir daí, os eleitores que fazem aniversário naquele mês atual serão os recadastrados.

Participaram do lançamento, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Irajá Mata, o governador do estado, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. (CM/LF/TSE).

Nenhum comentário: