sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dilma Rousseff participa de comício com Lula na Grande Belém

O presidente Lula, o guitarrista do Calypso Chimbinha e Dilma Rousseff antes de comício nesta quinta (14) em Ananindeua (Foto: Divulgação)

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, participou na noite desta quinta-feira (14), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de comício em Ananindeua (PA), município de 505 mil habitantes na Grande Belém.

Em discurso de 15 minutos, a ex-ministra da Casa Civil disse ser candidata de um "projeto focado nas pessoas, e não só em números e questões materiais".

Diferentemente de outros comícios na campanha, Dilma assumiu tom religioso ainda no início de sua fala, ao dizer que será a primeira mulher presidente "se Deus quiser e a força de vocês conduzir".

Ao enumerar dados de mobilidade social no governo Lula, a candidata citou o resgate dos mineiros do Chile. "Nós tiramos da pobreza dois Chiles e meio, 28 milhões de pessoas", afirmou.

Dilma ressaltou a existência de "disputa entre modelos" na eleição e incitou o público a ter "memória" ao criticar o legado do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002). Citou, inclusive, o termo "inempregável", utililizado por FHC durante seminário em 1997.

"Vocês tem boa memória. Todo mundo lembra como o Brasil era quando as pessoas não tinham emprego. Quando eles naquela época criaram uma categoria de gente que se chamava 'inempregável'", afirmou.

Dilma também citou promessas pontuais, como a criação de 6.000 creches, implantação de escolas técnicas em cidades acima de 50 mil habitantes e institutição de uma rede de assistência a gestantes.

Ao final, a candidata pediu aos militantes que disputassem "voto a voto" até o dia da eleição.

Lula
O comício em Ananindeua encerrou mais um dia de "agenda casada" do presidente, com compromissos oficiais durante o dia e campanha à noite na mesma região.

Lula dedicou parte de seu discurso a pedir votos para a governadora Ana Julia (PT), que perdeu o primeiro turno para o ex-governador Simão Jatene (PSDB). Conclamou o público a "não trazer de volta quem a gente colocou para fora".

Ao falar de Dilma, disse que a candidata vem sendo alvo das mesmas acusações que sofreu quando candidato.

"Tenho acompanhado o tipo de acusações que fazem a esta mulher. As acusações que fazem a ela é uma parte da elite que fazia essas acusações ao Ulysses Guimarães em 1974 quando ele foi candidato de oposição ao [ex-presidente Ernesto] Geisel. Faziam esse mesmo discurso contra Tancredo [Neves] quando ele foi para o Colégio Eleitoral [eleição indireta para presidente]. Faziam essas acusações a mim em 1989, em 1994 e em 1998. Fizeram em 2002, fizeram em 2006", disse o presidente, que afirmou acompanhar a campanha "menos do que devia" por estar conciliando compromissos oficiais e eleitorais.

Petista completa 23 comícios com Lula na campanha
Dilma venceu a votação no primeiro turno no Pará, com 47,93% dos votos válidos, ante 37,69% de José Serra (PSDB).

Já a governadora Ana Julia (PT), que concorre à reeleição, ficou em segundo lugar, com 36% dos votos válidos, contra 48,9% do ex-governador Simão Jatene (PSDB).

O comício em Ananindeua foi o 23º com participação de Dilma e Lula desde o início oficial da corrida presidencial, em julho. Foi também o primeiro na região Norte do país.

Além de Dilma e Lula, discursaram no comício o governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), e a governadora Ana Júlia. O guitarrista Chimbinha, da banda Calypso, também estava no palanque e fez rápida declaração de apoio a Ana Julia e a Dilma.

Lula citou a presença do guitarrista e ironizou a proibição de showmícios na campanha. "Não posso pedir para você cantar aqui porque a lei não permite. Eu também não posso cantar porque a lei não permite", disse.

Wagner fez referência à discussão sobre aborto na campanha. "Querem jogar a intolerância, o preconceito no meio dessa campanha eleitoral. Querem misturar politica com religião, o que não é uma coisa boa", disse.

Lula também já subiu em palanques com Dilma nesta campanha no Rio de Janeiro (RJ), Garanhuns (PE), Curitiba (PR, dois comícios), Belo Horizonte (MG), Osasco (SP), Mauá (SP), São Bernardo do Campo (SP), Campo Grande (MS), Salvador (BA), Recife (PE), Foz do Iguaçu (PR), Valparaíso (GO), Betim (MG), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS, dois comícios), São Paulo, Ceilândia (DF) e Teresina (PI). (DoG1)

Nenhum comentário: