quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ao lado de Lula, Dilma Rousseff participa de comício em Teresina

Candidata do PT fez primeira visita ao Piauí durante a campanha eleitoral.
Presidente enfatizou 'disputa entre projetos' ao promover Dilma.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, participou na noite desta quarta-feira (13) de comício em Teresina, em sua primeira visita ao Piauí nesta campanha presidencial.

Em 15 minutos de discurso, a candidata defendeu ações do governo Lula para o Nordeste, citando programas federais como Luz para Todos (eletrificação rural) e Minha Casa, Minha Vida (financiamento habitacional).

"Hoje tem gente se queixando de que os nordestinos estão saindo de São Paulo e voltando para o Nordeste. Para o Piauí estão voltando muitos homens e mulheres, porque o Nordeste e o Piauí hoje têm futuro, crescem, geram emprego e oportunidades", afirmou Dilma, ressaltando sua própria contribuição "para que essa situação de desigualdade entre regiões mudasse".

Sem referência direta à campanha de José Serra (PSDB) ou ao atual momento da disputa eleitoral, Dilma enumerou compromissos para o estado, como o da finalização da transposição do Rio São Francisco. "Trazendo para o Piauí o benefício da água e todos os ganhos que o Piauí possa ter para se transformar em um dos estados mais desenvolvidos do Brasil", afirmou.

Em referência à mulher, comum em seus discursos, Dilma citou desta vez a ex-candidata à Presidência Marina Silva (PV).

"No primeiro turno as mulheres tiveram 67% dos votos. Eu tive 47%, com os 20% da Marina [Silva], as mulheres receberam 67% dos votos. O Brasil quer uma mulher dirigindo o país", disse a candidata.

Ao final, Dilma incitou o público a "não deixar que o país volte para desemprego, desigualdade".

Lula enfatiza disputa entre 'projetos'
Como de praxe nos comícios do PT na campanha, Lula fechou o ato. Em discurso, enfatizou a comparação com a gestão anterior ao classificar a eleição como "disputa entre dois projetos".

"Porque conheço a sensibilidade de cada um [Serra e Dilma], conheço a alma e a cabeça dos dois. E é por isso que acho que ela é infinitamente melhor. [...] O que está em jogo são dois projetos. Um projeto vem desde que [Pedro Álvares] Cabral descobriu esse país: os de sempre mandando", disse o presidente.

Lula disse que sua gestão promoveu uma "pequena revolução" no Nordeste. "Vocês sabem como era o Nordeste antes de eu chegar à Presidência da República. Vocês sabem que quando nós criamos o Bolsa Família os de lá diziam que era esmola, que era populismo. [...] Vocês sabem como andava o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, até a Petrobras eles tentaram mudar de nome", disse.

Em possível referência ao slogan "Serra é do bem", do candidato tucano, Lula disse que "eles foram do mal com o povo pobre", citando como exemplo a derrubada da CPMF pelo Senado durante seu governo. (Do G1)

Nenhum comentário: