quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sessão solene marca reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Parauapebas

Na tarde da última terça-feira (15/02), foi realizada a sessão solene de abertura das atividades legislativas na Câmara Municipal de Parauapebas, que contou com a presença de secretários do governo municipal, os representantes do Poder Judiciário, Dr. Saulo Marinho e Dr. Jônatas Andrade, a mineradora Vale, o Deputado Estadual Milton Zimmer (PT) e a comunidade local, que lotou o plenário.

Por se tratar de uma sessão solene não houve deliberações. Todos os vereadores e alguns convidados usaram a tribuna de honra para falar sobre as expectativas para este ano. O Deputado Federal Milton Zimmer além de desejar aos Edis um excelente trabalho aproveitou a oportunidade para agradecer aos eleitores o apoio e confiança nele depositados. “Se hoje nós estamos em Belém representando a nossa cidade, representando a capacidade de propor e contribuir com o desenvolvimento do estado do Pará devo isso a vocês. De coração, muito obrigado’’, agradeceu Milton.

O Deputado ressaltou ainda que o gabinete dele estará à disposição para acolher sugestões e propostas de todos a fim de promover um diálogo com a população, e além disso, informou que vai instalar um gabinete em Parauapebas para cada vez mais aproximá-lo da camunidade. “Vamos abrir um gabinete aqui para que junto com o povo possamos fazer esse elo da nossa cidade com Belém”, finalizou o Deputado.

Ao se pronunciar, o Vereador Massud (PTB) noticiou a oposição de seu partido ao governo municipal. Segundo Massud, a atual administração não trabalhou como deveria em seis anos de mandato.

Francis Resende (PMDB) e Adelson Fernandes (PDT) também teceram comentários sobre o governo do município. Para a Vereadora Francis, a educação e a saúde não avançaram conforme esperado e a cidade não melhorou em obras. “Nós temos obras, não temos serviços que justifiquem os recursos que essa cidade recebe. Espero que a saúde e a educação melhorem. Eu quero uma cidade próspera, bonita e gostosa de viver”, disse Francis.

Para o Vereador Adelson, o nível de responsabilidade do prefeito está muito pequeno. “Esse é o principal motivo pelo qual o meu partido resolve largar o barco.” De acordo com o Vereador, uma empresa veio de São Paulo propor a instalação de uma usina para transformar o lixo em energia, apenas 3% dos resíduos seria jogado fora, com a empresa viria a geração de mais de 180 empregos, seria o fim do lixão, mas em nenhum momento essa proposta foi adiante. Além disso, Adelson também explicitou outro caso que o deixou desacreditado com a administração. Segundo ele, outra empresa veio com a intenção de resolver o problema de internet, mas novamente a sugestão não foi acatada.“É uma falta de responsabilidade com nosso povo, nossa cidade e por isso que colocamos um ponto final nessa relação. ’’disparou o 2° Secretário da Casa.

Na sequencia, Faisal Salmen, Vereador do PMDB, fez uso da tribuna e destacou a importância do papel do vereador, que é fiscalizar a atuação do Poder Executivo. Além disso, falou da ausência do IML (Instituto Médico Legal) e de uma máquina de hemodiálise. “Você não tem INSS, não tem hemodiálise, que o prefeito prometeu, as pessoas têm que ir a Marabá de uma forma tão humilhante, por causa de uma máquina que é tão barata,” concluiu Faisal.

O Vereador José Alves se comprometeu em intensificar seu trabalho na relação com movimentos sociais do campo e da cidade, além disso, debater no COMDCAP projetos, ações e programas que melhorem as condições de crianças e adolescente do nosso município, além de defender políticas para crianças especiais.

Posteriormente, foi a vez do pronunciamento do Presidente da Câmara, Euzébio Rodrigues (PT). Em seu discurso, o Vereador agradeceu a oportunidade de estar pela segunda vez no comando da Casa, falou sobre os projetos que vai desenvolver ao longo do ano e os desafios que virão. Na oportunidade anunciou algumas iniciativas, entre elas a apresentação de um Projeto de Resolução para criar a rádio e TV da Câmara, levar ao conhecimento do povo as atividades realizadas pela Casa, finalizar o concurso público, priorizar a nova sede da CMP, pois a próxima legislatura terá cerca de 19 vereadores, a conclusão da reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno e distribuir para os cidadãos, criar uma comissão especial para estudo e elaboração de plano estratégico sobre atividades da mineração no município. Euzébio finalizou seu discurso fazendo uma homenagem aos 31 anos do Partido dos Trabalhadores.

A primeira sessão ordinária de 2011 será realizada na próxima terça-feira, 22/02, às 16h, na Câmara Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Parauapebas

Nenhum comentário: