quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vale dá salário extra para reter minerador

Com o mercado de trabalho aquecido, a Vale decidiu pagar quase dois salários extras para cada trabalhador da área de mineração que se comprometer a ficar na empresa até outubro de 2013.

A iniciativa inédita busca evitar que seus funcionários troquem a empresa por mineradoras concorrentes.

Salários mantém ganho acima da inflação
A medida atinge 55 mil trabalhadores da Vale em todo o país, disse à Folha Jorge Cunha, secretário geral de mineração da Confederação do Ramo Químico, da CUT.

No total, eles vão receber o equivalente a 1,7 salário. Um salário e meio será pago agora e, o 0,2 restante, em julho de 2013. Segundo Cunha, quem sair até outubro de 2012, terá que devolver o valor integral recebido. Após isso, o desconto será proporcional de acordo com o tempo que ele ficou na empresa.

"Tem uma mineradora grande se instalando aqui na região [a Anglo American, que começa a operar em 2013], e a Vale está com medo da perder mão de obra", avalia Carlos Borges, do sindicado de Itabira, onde a Vale tem 3.200 trabalhadores.

Os trabalhadores também terão reajuste de 8,6% dos salários a partir de novembro. A Vale confirmou o acordo, mas não quis comentar.

No Paraná, a Renault também adotou uma estratégia preventiva para estimular os trabalhadores. A companhia concedeu reajustes reais aos 5,7 mil metalúrgicos até 2013, com objetivo de evitar greves.

Nos últimos cinco anos, a empresa enfrentou protestos em todas as negociações salariais, o que a obrigou a
parar sua única fábrica no país.

O metalúrgico Ronieverson dos Santos, 27, tem apenas oito meses de Renault e já recebeu R$ 11 mil de abono e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). "Não deixa de ser uma loteriazinha", diz.

Até 2013, ele deve ganhar, no total, R$ 61,5 mil de bônus. Com o dinheiro, planeja construir a casa própria e gastar em "mais algum luxo". "Faz bem para a autoestima", diz. (Fonte: Brasil InfoMine)

Nenhum comentário: