segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Donos de bares do Machadão querem ser indenizados pelo poder público

Machadão será derrubado e donos de bares da praça esportiva cobram compensação por parte do poder público

Os proprietários dos bares que funcionavam no estádio Machadão não querem ficar no prejuízo. Depois de trabalharem no local por quase 40 anos, os comerciantes querem uma indenização do poder público, que fechou as portas da praça esportiva para a demolição e posterior construção da Arena das Dunas.

Na tarde desta segunda-feira (12), os proprietários de bares foram ao encontro do secretário especial da Copa, Demétrio Torres, para discutir a possibilidade de que o estado solucionasse o problema dos comerciantes. De acordo com os trabalhadores, são aproximadamente 300 famílias, entre proprietários e vendedores dos bares, que estão prejudicados com o fechamento dos estabelecimentos.

"O que nós queremos é trabalhar, que nos coloquem em um lugar para que a gente possa continuar ganhando o nosso sustento. Se não for possível, queremos ao menos uma indenização para diminuir o nosso problema", explicou Tarcício Carlos, um dos proprietários de bares.

De acordo com os comerciantes, os contratos para a exploração dos bares do Machadão eram anuais e os proprietários pagavam R$ 50 reais por mês para usar o espaço. No entanto, desde 2007 que os contratos não eram renovados porque a Prefeitura do Natal, de acordo com os comerciantes, pretendiam fazer uma licitação para os bares, o que não ocorreu até o fechamento definitivo do Machadão. Contudo, os proprietários dos bares têm a declaração por escrito de que poderiam continuar explorando o espaço até que a licitação saísse.

"Nós estávamos com a situação regularizada, mas não tiveram consideração com a gente e simplesmente fecharam sem dizer nada, só para tirarmos nossas coisas", informou outro proprietário, que pediu para ter o nome preservado.

Na conversa com Demétrio Torres, o secretário explicou que o Governo do Estado recebeu a administração da praça esportiva da Prefeitura do Natal com a garantia de que não havia pendências, inclusive com os donos de bares. Por isso, segundo os comerciantes, Torres orientou os comerciantes a procurarem a Prefeiutura do Natal para tratar da questão.

"Sempre é uma dificuldade para nós termos uma audiência na Prefeitura, mas vamos tentar. O que queremos é resolver a nossa situação", disse Tarcício carlos, que confirmou que o grupo de proprietários de bares já acionou a Justiça cobrando uma indenização. "Mas o que queremos é um acordo, que nos coloquem em algum lugar para trabalhar, porque sabemos que não vamos ter chances de continuar no novo estádio", concluiu.

A reportagem da Tribuna do Norte entrou em contato com o secretário adjunto da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Natal (Sejel), Bruno Costa, mas ele informou que era o titular da pasta, Rodrigo Cintra, que estava tratando diretamente sobre a questão do Machadão. A reportagem tentou o contato com o secretário para saber o posicionamento da Prefeitura, mas não obteve sucesso.

(Fonte: Tribuna do Norte).

Nenhum comentário: