terça-feira, 6 de setembro de 2011

Propagandas plebiscitárias iniciam na próxima semana

A um mês do Círio, outro evento, também de grande importância para o Estado, se aproxima. No dia 11 de dezembro deste ano, milhões de eleitores paraenses terão de ir às urnas para votar se o Pará será dividido. Os paraenses terão que opinar sobre a criação dos Estados do Tapajós e Carajás.

E já na próxima semana, a partir do dia 13 de setembro, inicia a propaganda plebiscitária, que tem como objetivo, apresentar à população as propostas das Frentes que são a favor e contra a divisão do Estado do Pará para a criação de um ou outros dois Estados.

A propaganda iniciará primeiro na internet e nas ruas. As Frentes terão liberdade na internet para utilizar sítios, blogs, mensagens instantâneas e redes sociais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha plebiscitária, por meio da internet, assegurado o direito de resposta, e por outros meios de comunicação interpessoal mediante mensagem eletrônica.

A propaganda gratuita no rádio e na televisão ocorrerá no período de 11 de novembro a 7 de dezembro de 2011, quatro dias antes do plebiscito.

Dia do Plebiscito - O TSE esclarece ainda que a propaganda 'boca de urna' é proibida, pois é crime eleitoral, assim como o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; arregimentação de eleitor; e a divulgação de qualquer espécie de propaganda das Frentes. (Fonte: ORM).

Nenhum comentário: