segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Paysandu: bom começo na luta pelo acesso à Série B

Rafael Oliveira aproveitou a bola na área e fuzilou a rede adversária (Foto: Cezar Magalhães)

O Paysandu começou muito bem a briga pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2012, ao vencer o América (RN) por 1 a 0, ontem à tarde, na Curuzu, num jogo muito disputado, em que o gol que garantiu os três pontos ao Papão só foi marcado aos 41 minutos do segundo tempo. A vitória também dá ao time alviceleste o primeiro lugar do grupo E da Terceirona, uma vez que a partida entre as outras duas equipes da chave, CRB (AL) e Rio Branco (AC), terminou empatada em 0 a 0, no sábado (24).

No início do jogo, o Paysandu teve dificuldades para quebrar o sistema do adversário, que atuou com três zagueiros e marcou bem os jogadores do Papão, sobretudo os meias. Mas depois dos 15 minutos iniciais as jogadas começaram a ser criadas, embora os atacantes Josiel e Rafael Oliveira não tenham concluído com êxito as melhores oportunidades dos bicolores na primeira etapa. Os visitantes levaram pouco perigo ao gol de Alexandre Fávaro, que só teve trabalho num chute cruzado e em outros dois lances de jogadas aéreas, uma vez que o América possui um grupo formado por jogadores de alta estatura.

A equipe bicolor não conseguiu voltar para o segundo tempo no mesmo ritmo dos 45 minutos iniciais. Com isso, o time potiguar aproveitou para sair mais ao jogo, sem perder o poder de marcação no campo defensivo. O jogo ficou ainda mais aberto quando o técnico Edson Gaúcho colocou Robinho, Thiago Potiguar e Heliton, jogadores de velocidade, que colocaram o Paysandu ainda mais presente no campo de ataque, embora as chances de gols para os donos da casa tenham diminuído na etapa final da partida.

Quando a disputa ainda estava em 0 a 0, aos 40 minutos, o América perdeu a melhor chance de gol, com Max, que recebeu livre de marcação na área bicolor, mas chutou desequilibrado e desperdiçou. Um minuto depois o Papão respondeu de forma crucial. Rafael Oliveira recebeu lançamento, passou pelo marcador e chutou sem chances de defesas para o goleiro Fabiano, garantindo a vitória bicolor na estreia da 2ª fase.

DISPENSA
O goleiro Dida faltou o treinamento do último sábado (24) alegando uma diarreia, mas a justificativa não foi convincente e o atleta acabou demitido pela diretoria a pedido de Edson Gaúcho. Com isso, o goleiro Paulo Victor, revelado pelo clube, assume a condição de terceiro arqueiro bicolor.

O artilheiro sempre surge na hora certa
Ele já marcou 25 gols na temporada 2011, mas ontem à tarde precisou balançar as redes apenas uma única vez para dar ao Paysandu a vitória e a liderança do grupo E da Série C. Pelo terceiro jogo consecutivo o atacante Rafael Oliveira deixou a sua marca na competição, desta vez um gol na abertura do quadrangular da Terceirona, o que colocou o Papão um passo à frente dos outros três concorrentes na briga por uma vaga à Série B.

Na análise do jogador foi o jogo mais difícil do time neste campeonato, mas ele espera por partidas ainda mais complicadas. “A primeira batalha já foi. Agora faltam mais cinco para a gente conseguir o acesso”, lembra Rafael, que comenta a vitória apertada. “Eles vieram para se defender e assim é complicado de jogar. O calor também estava imenso, mas dentro de casa nós tomamos uma atitude e jogamos pra frente”, ressalta.

Depois de se destacar na primeira fase do Paraense deste ano, Rafael teve uma média de gols muito baixa no returno da competição. No início da Série C ele também seguiu sem balançar as redes, mas agora acredita que reencontrou o caminho do gol. “Eu nunca baixei a cabeça, sempre trabalhei. Agora é melhorar mais ainda”, diz. (Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: