quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Deputado Paraibano quer quase 50% da Mega-Sena para o combate às drogas

O deputado e vice-presidente da Comissão Especial de Combate às Drogas da Câmara Federal, Wilson Filho (PB), vai insistir no segundo semestre legislativo na aprovação do seu Projeto de Lei 1576/2011, que prevê a realização de um concurso especial da Mega-Sena, em que 47,37% dos recursos arrecadados sejam destinados para o Fundo Nacional de Antidrogas (Funad).

“Nós temos que sair da teoria para a prática e juntar recursos para o combate às drogas, sem o que não será possível enfrentar esse mal que vem destruindo parte da juventude brasileira”, enfatizou Wilson Filho.

Para o autor do projeto, os programas de prevenção às Drogas não dispõem de recursos, por isso, o montante arrecadado na loteria seria fundamental para evitar que mais jovens estejam sujeitos aos apelos de traficantes. A justificativa para o projeto é baseada no agravamento da situação do comércio e da utilização de drogas ilegais no País. “Sua utilização por crianças e adolescentes vem sendo mostrada pela imprensa e tem se agravado com uma rapidez surpreendente”, afirma o parlamentar.

Como exemplo, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas da ONU deste ano, o Brasil apresenta o maior número de usuários de cocaína da América do Sul, são 900 mil. Junto com a Argentina e o Chile, soma dois terços de todos os usuários da droga no continente.

Nos últimos anos, apreensões de cocaína também têm aumentado significativamente no Brasil. Em 2004 foram apreendidas oito toneladas, e em 2009, foram 24 toneladas métricas. No ano passado, o País apreendeu 2.740 pílulas de ‘ecstasy’. Segundo o escritório contra drogas e crime da ONU, as drogas provocam 20 mil mortes ao ano em todo o mundo.

Para o deputado, contra esse lamentável cenário é que têm se movimentado as vontades políticas e a população se mobilizado na busca de soluções concretas para enfrentá-lo. “Estamos diante de um fenômeno grave e que exige de nós medidas urgentes para a implementação de programas de enfrentamento ao uso de drogas.”
(Fonte: Exatas News).

Nenhum comentário: