segunda-feira, 23 de maio de 2011

Revisão biométrica de eleitores começa nesta semana em duas cidades alagoanas

Começa nesta semana o recadastramento para identificação biométrica dos eleitores de dois municípios alagoanos: São Sebastião, sede da 49ª Zona Eleitoral; e Paulo Jacinto, onde se localiza a 41ª Zona Eleitoral. A revisão do eleitorado do Estado de Alagoas em 2011 está prevista em provimento da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e deverá ser executada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Além de Alagoas, o recadastramento com foco nas eleições de 2012 será realizado em Sergipe, Goiânia-GO, Curitiba-PR, nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva e nas cidades pernambucanas de Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência, alcançando mais de seis milhões de eleitores.

Em São Sebastião, o recadastramento dos cerca de 23 mil eleitores começou às 8h desta segunda-feira (23), no Clube Municipal da cidade, prosseguindo até 22 de junho. Já em Paulo Jacinto, que abrange em torno de seis mil eleitores, os trabalhos de revisão eleitoral para uso da biometria serão iniciados nesta quarta-feira (25) e se estenderão até o dia 12 de setembro.

As determinações para o início da revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos em São Sebastião e em Paulo Jacinto constam das Portarias de nº 302 e 313, do TRE-AL, datadas, respectivamente, dos dias 18 e 19 de maio, e assinadas pelo corregedor eleitoral e juiz federal no exercício da Presidência, Raimundo Alves de Campos Júnior.

Para fins de atualização dos dados biográficos do cadastro eleitoral, bem como para as coletas das impressões digitais, assinaturas digitalizadas e fotografias, os eleitores deverão comparecer ao local de atendimento, portando os seguintes documentos oficiais: carteira de identidade e carteira profissional ou certificado de quitação do serviço militar. Também será necessário um comprovante de residência, como contas de água, luz, ou de telefone, nota fiscal ou envelope de correspondência, emitidos ou expedidos no período compreendido entre os 12 e 3 meses anteriores ao início do do processo revisional.

Antes das eleições de 2010 passaram por revisão com biometria em Alagoas es eleitores dos municípios de Barra de Santo Antônio, Branquinha. Chã Preta, Coité do Noia, Igaci, Jaramataia. Maribondo, Quebrangulo, Poço das Trincheiras, Rio Largo e São Miguel dos Milagres, quando compareceram 112.447 eleitores (5,6% do eleitorado, havendo, consequentemente, cancelamento de 22% dos títulos).

Até dezembro de 2011, só em Alagoas haverá revisão com biometria dos eleitores de 91 municípios (1.920 eleitores, ou 94,6% do total no Estado), já com vistas às eleições de 2012.

Mais informações acerca do recadastramento biométrico dos eleitores brasileiros podem ser obtidas no site http://www.tse.jus.br/urnaeletronica.

(Fonte: LC/LF, com informações da Assessoria de Comunicação Social TRE-AL).

Nenhum comentário: