quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pará fecha 2011 com 51 mil novos empregos

(Foto: Thiago Araújo)

O Pará gerou 51 mil novos postos de trabalho no ano passado, de acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O balanço faz parte do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, um convênio entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-econômicos (Dieese-Pará).

“Em 2011, continuamos crescendo na geração de emprego, impulsionados principalmente pelas vagas surgidas no interior do Estado. Este é o segundo melhor saldo alcançado pelo Estado desde que começamos a fazer parte do levantamento do Caged, em 1992”, comemorou o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, durante a coletiva de imprensa sobre a pesquisa, realizada ontem pela manhã, na sede da Seter.

No balanço do emprego formal no Estado, em 2011 (janeiro a dezembro) foram feitas 366.721 admissões contra 315.228 desligamentos - saldo positivo de 51.493 postos de trabalho e crescimento de 8,04%. Com o resultado, o Pará ficou em 11º lugar no ranking de Estados que tiveram maiores crescimentos na geração de empregos.
“Ainda não é o ideal, já que o desempenho foi pior do que se comparado com o ano de 2010, no qual chegamos a 54 mil novas vagas. Mas demonstra que nossa economia está estável e os investimentos continuam acontecendo”, afirma Sena.

PAC IMPULSIONA
Dentre os grandes projetos que impulsionam o crescimento dos postos de trabalho, o técnico do Dieese cita as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, os polos de mineração e a agroindústria. “É uma tendência que veio pra ficar. Dos postos de trabalho gerados este ano, 62,26% deles estão em municípios do interior, o equivalente a mais de 32 mil vagas”, revela.

Entretanto, o maior destaque continua com Belém que apresentou saldo positivo de 12.788 empregos formais, o que corresponde a 24,83% do saldo total de postos. Em comparação com outros Estados da região Norte, o Pará ocupa primeira posição na criação de empregos, seguido por Amazonas (45.186 postos), Rondônia (11.781), Tocantins (8.419), Amapá (7.256), Acre (4.688) e Roraima (2.606).

PARÁ À FRENTE
“Mesmo tendo perdido a disputa como uma das subsedes da Copa do Mundo (de 2014), nosso Estado ainda está à frente na geração de emprego. É uma prova que os investimentos estão acontecendo. Agora nós devemos botar a mão nesses dados e notar em que pontos estamos gerando mais emprego para capacitar nossos trabalhadores”, afirma o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Junior Hage. (Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: