sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PDT promete posição crítica sem base governista

(Foto: Reprodução Diário do Pará)

O PDT do deputado federal Giovanni Queiroz desembarcou da base aliada do governo de Simão Jatene. Em carta entregue ao gabinete civil, o partido formalizou, na última terça-feira, a entrega dos cargos que ocupava no Executivo estadual.

Com a decisão, Rosemary Teixeira deverá sair da direção geral da Ação Social Integrada ao Palácio do Governo (Asipag). Ela estava no cargo por indicação da legenda. Também devem deixar o governo cerca de 20 assessores com cargos comissionados que haviam sido indicados pelo PDT.

A saída da base aliada já vinha sendo analisada desde novembro do ano passado e a crise entre o PDT e o governo se agravou na reta final da campanha do plebiscito, em dezembro. Giovanni Queiroz era um dos maiores entusiastas da ideia de divisão do Pará para criação dos Estados de Carajás e do Tapajós e já havia criticado, publicamente, a decisão do governador Simão Jatene de atuar na reta final da campanha. “A criação de novas unidades federativas é um projeto partidário, inclusive com aval da direção nacional. Na nossa visão era uma forma de ajudar o Pará a resolver problemas graves”, disse Queiroz.

Segundo informações dos caciques pedetistas, teriam pesado também em favor da decisão as investidas do PSDB do governador Simão Jatene sobre nomes do PDT às vésperas do prazo final de filiação para quem concorrer nas eleições municipais deste ano. Os tucanos teriam tentado cooptar lideranças pedetistas no interior e atraído alguns nomes para o PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

No Pará, o PSD está sob comando do secretário de Infra-Estrutura, Sérgio Leão, homem de confiança de Jatene. “Isso nos deixou muito chateados e entendemos que devíamos buscar a independência. Vamos contribuir naqueles projetos que forem de interesse do Estado, mas teremos uma postura crítica em relação ao governo”, disse o deputado federal, que não poupou críticas ao governo. “Deixamos de fazer uma análise crítica na área da educação por exemplo. Em Marabá, 30% dos jovens que terminam o ensino fundamental não encontram vagas no ensino médio. Isso é um crime contra gerações”, diz Queiroz.

A saída da base aliada foi decidida durante reunião da executiva estadual, realizada em Belém na última segunda-feira. Dos 17 presentes, 13 votaram favoráveis à mudança de rumos da legenda. O PDT tem um deputado estadual, Pio X, além do deputado federal Giovanni Queiroz e, nacionalmente, faz parte da base aliada do governo da petista Dilma Rousseff.

O DIÁRIO procurou o Governo do Estado para repercutir a saída do PDT da base aliada, mas a informação é que o próprio governador Simão Jatene deve falar sobre o assunto. O governador retorna das férias no dia 14 e está previsto que fale à imprensa sobre mudanças no secretariado.(Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: