terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fifa pressiona e Governo resolve apresentar todas as etapas da construção da Arena das Dunas

Governadora Rosalba e secretário Demétrio Torres visitaram ontem o canteiro de obras. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

"Um rapaz que passa por aqui apenas de avião e que não conhece realmente como está o andamento da obra". Assim foi classificado o francês Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade máxima de futebol - e segundo homem da Fifa, que criticou o andamento das obras em Natal na semana passada durante visita ao Brasil. O Governo do Rio Grande do Norte realizou ontem uma visita da governadora, Rosalba Ciarlini e do secretário da Copa, Demétrio Torres (Secopa), ao canteiro de obras da Arena das Dunas, estádio que sediará os quatro jogos do mundial na capital em 2014. A imprensa acompanhou a visita, tirou as dúvidas e recebeu o cronograma esmiuçado das etapas da obra.

O documento é o mesmo que foi apresentado e aprovado pela Fifa em janeiro de 2011. A governadora explicou que o cronograma está sendo cumprido rigorosamente. "Não há nenhum motivo de preocupação. A obra segue o ritmo planejado e que inclusive foi aprovado pela Fifa. Se compararmos com as cidades quecomeçaram as obras antes de nós, realmente há um atraso, mas estamos cumprindo nosso cronograma rigorosamente, segundo o qual a Arena das Dunas estará pronta em dezembro de 2013", declarou a chefe do Executivo estadual.

Em relação à declaração da Fifa de que a capital potiguar passaria a ser monitorada especialmente agora, a Governadora disse estar tranquila e reforçou que Natal já vem sendo monitorada desde o início do trabalho da atual gestão. "Quando assumi em janeiro de 2011 e trabalhei para resgatar a Copa em Natal, parte do acordo feito com a Fifa era justamente de que Natal fosse monitorada de perto pela Fifa, com acompanhamento permanente. Portanto, esse acompanhamento já vem sendo feito e não é nenhuma surpresa para nós", reforçou.

Durante a visita às instalações do canteiro de obras, cópias do cronograma completo foram entregues aos jornalistas para acompanhamento do desenvolvimento da obra, juntamente com o Governo do Estado, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro. "Na verdade, além de estarmos em dia com o cronograma, estamos também avançando além do que estava planejado. Procuramos sempre ganhar tempo com as fases da obra, antecipando o máximo possível e isso poderá ser acompanhado a partir de agora por todos vocês. Exemplo disso é que hoje iniciamos a execução do bloco de coroamento das estacas, um trabalho que estava previsto para começar somente em março", explicou o secretário Demétrio Torres.

Cerca de 450 operários estão trabalhando neste momento em diferentes frentes na Arena das Dunas, conforme o planejado pelo governo potiguar. Segundo Demétrio Torres, não há razão para modificar o planejamento agora, mas isso poderá ser feito nas próximas etapas, dependendo da necessidade. Ele citou a possibilidade de que o canteiro do futuro estádio funcione, nos próximos meses, durante 24 horas. "Mas por enquanto não há necessidade de que isso aconteça". Atualmente 18% da Arena das Dunas está concluída.

Canteiro
Sustentabilidade e convivência. Esses são os dois focos das obras no canteiro da Arena das Dunas. Durante a visita ao canteiro, o secretário da Copa, Demétrio Torres apresentou a Escola da Obra, destinada a operários que trabalham no consórcio Arena Natal, formado pelo Governo do Estado e pela construtora OAS. A escola é destinada à formação de pessoal capacitado para trabalhar no Estádio. "Serve, inclusive, para quem não sabe ler nem escrever e possa se alfabetizar. Os pedreiros que trabalham aqui, por exemplo, se quiserem, podem ser promovidos no mercado da construção civil", explicou o secretário.

A área de convivência, de lazer e o descanso também foram apresentados como modelo dentro do canteiro de obras. "No restaurante servem a mesma comida para os operários e para os engenheiros e diretores da OAS. Inclusive vamos agendar um dia para que a governadora faça uma visita e almoce aqui conosco", programou. No canteiro da Arena das Dunas, os 450 operários têm à disposição médico, nutricionista, psicólogo e dentista. A previsão da OAS é contratar centenas de pessoas para trabalhar na Arena das Dunas, de acordo com as etapas do cronograma que forem sendo cumpridos nos próximos meses.

Críticas da Fifa
"Fiquei indignada. Esse rapaz que veio aqui, o Geraldo o que?#(o secretário-geral da Fifa) Jérome Valcke... bom, ele misturou alhos com bugalhos. Ele está equivocado porque ele misturou Copa do Mundo com Copa das Confederações, e ele estava aqui fazendo supervisão das obras da Copa das Confederações. Todos sabemos que perdemos esse evento por causa do governo passado. Acredito nisso porque não é possível que esse rapaz não entenda que se um cronograma acertado para dezembro de 2013 como foi o nosso esteja atrasado. Nós realmente temos um atraso, e um atraso grande, provocado pelo governo passado que realmente não cumpriu as etapas que deveria ter feito para a Copa 2014. Mas o nosso governo salvou a Copa do Mundo e nossa obra da Arena já está acontecendo. Já sabíamos que a Copa das Confederações não iria acontecer porque o governo anterior perdeu esse evento. De acordo com o cronograma, estamos antecipados. Já começo a ter a certeza de que poderemos estar, inclusive, com tudo pronto antes mesmo de dezembro de 2013, possivelmente em novembro", disse Rosalba Ciarlini.

Cronograma
"Pedimos à imprensa que acompanhe o cronograma oficial. O cronograma foi feito em comum acordo com a Fifa, numa reunião em que participaram integrantes do Governo do Estado, da Fifa, CBF e empresa vencedora da licitação. Estamos tranquilos porque uma crítica dessas da Fifa é muito ruim. Outros investimentos, inclusive econômicos para nosso estado, podem ser prejudicados. Ele [o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke] deu um prejuízo grande ao Rio Grande do Norte. Não se pode simplesmente assim, jogar as palavras, sem conhecer maiores detalhes. Com relação aos prazos temos tranquilidade em dizer que estamos 35 dias à frente. Está tudo oficializado e vai ficar pronto em dezembro de 2013. O cronograma está avançado", garantiu a governadora.

'Atenção especial' da Fifa
"Desde o início da obra a Fifa acompanha tudo que acontece no canteiro de obras da Arena das Dunas. Existem duas câmeras instaladas aqui, uma ali (aponta) na sede do Sebrae-RN e outra naquele prédio (aponta), em Candelária. O Comitê Organizador Local observa tudo que acontece aqui. Inclusive está nos vendo agora, dando entrevistas. Não há nada novo nesse monitoramento", disse Demétrio Torres.

Estágio da obra
"Acreditamos que estamos com 18% da Arena pronta. O importante é saber que temos certo conforto. Numa obra como essa, de grande porte, procuramos sempre ganhar tempo para evitar contratempos. São várias frentes. Temos mais ou menos 450 homens trabalhando, cravando estacas, concluindo o processo de demolição, com a usina instalada. Várias frentes funcionando e funcionando bem. Hoje estamos com 600 estacas cravadas, que representam 20% do total que deverão ser colocadas. Agora iniciamos a fase de concretar os blocos de coroamento dessas estacas para que, em cima desses blocos, possa nascer a superestrutura da Arena propriamente dita", falou Demétrio.

Aceleramento
"O cronograma não será acelerado por enquanto porque estamos cumprindo as etapas que já estávamos cumprindo. Só faremos força-tarefa se for necessário. São Paulo adiantou porque está construindo um estádio com praticamente o dobro do tamanho desse aqui. Por isso funciona com turno 24 horas, é um estádio que seriará a abertura da Copa. Bom, mas eu garanto uma coisa: nunca deixei nada pela metade. A Copa é nossa", garantiu a go- vernadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.
(Fonte: Diário de Natal).

Nenhum comentário: