terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Após férias,Jatene deve retomar reforma no governo

Após férias,Jatene deve retomar reforma no governo (Foto: Reprodução Diário do Pará)

O governador do Pará, Simão Jatene, retornou no último domingo das férias e deve anunciar, nos próximos dias, novas mudanças no secretariado. Antes de viajar, Jatene iniciou a troca de cadeiras, com a saída de Teresa Cativo, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e alteração no comando geral da Polícia Militar. Segundo informações do Palácio dos Despachos, Jatene passará esta semana resolvendo questões administrativas e com isso os novos anúncios podem ficar para a semana que vem.

As próximas mudanças devem atingir a Companhia de Habitação (Cohab); a Ação Social do Palácio dos Despachos (Asipag), além de outras secretarias que não foram anunciadas. Jatene já admitiu, contudo, que as mudanças podem atingir seis cargos do primeiro e segundo escalões. Uma das novidades deve ser a nomeação do atual presidente da Empresa Paraense de Turismo (Paratur) Adenauer Góes como titular da recém-criada Secretaria de Turismo.

Para assumir a Cohab, está cotada a servidora da Caixa Econômica Federal, Noêmia Jacob, que já foi superintendente do banco no Pará. Antes de viajar, o governador confirmou que já solicitou que a servidora seja cedida ao Estado para assumir o cargo. A Asipag foi entregue pelo PDT, partido que deixou a base aliada do governo. Com isso, Rosemary Tavares deixará o órgão. O governador ainda não anunciou quem será o substituto. Outra mudança prevista é a ida do atual diretor do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), José Alberto Colares, para a Sema.

Há especulações, não confirmadas, de que Jatene deve mudar o titular da Secretaria de Trabalho. O atual secretário, deputado Junior Hage, deve concorrer à Prefeitura de Monte Alegre nas próximas eleições.

Além da saída de Teresa Cativo, da Sema, para assumir a Secretaria Especial de Proteção Social, que vinha sendo acumulada pelo vice-governador, Helenilson Pontes, Jatene anunciou, antes das férias, a saída do coronel Mário Solano do comando da PM. Em seu lugar assumiu Daniel Borges Mendes, que era comandante de Policiamento da Capital.

o que pode mudar?

COHAB
Antes das férias, o governador anunciou que pediu à Caixa Econômica Federal que cedesse a servidora Noêmia Jacob, ex-superintendente do banco no Pará, ao governo do Estado.

ASIPAG
O órgão está sem gestor desde que Rosemary Tavares, indicação do PDT, entregou o cargo, após a saída do partido da base aliada do governo Jatene.

IDEFLOR
O governador também já anunciou que quer José Alberto Colares, atual gestor do Ideflor, à frente da Sema, no cargo deixado por Teresa Cativo, mas não anunciou substituto no instituto.

SETER
Junior Hage pode deixar a pasta para concorrer às eleições municipais em Monte Alegre, mas a mudança ainda é especulação. (Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: