segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeitura realiza atividades educativas para combater queimadas urbanas

Secretaria Intinetante - Orientações.

Apesar de ser proibida por lei a prática de queimadas urbanas, com a chegada do verão, infelizmente, vários focos de queimadas ainda são identificados em Parauapebas. Por isso, a prefeitura deu continuidade, na última sexta-feira (9), às atividades educativas da campanha de prevenção e combate às queimadas urbanas.

Com o tema “Parauapebas no combate ao aquecimento global”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu atividades educativas no bairro Casas Populares II, conscientizando os moradores sobre a ilegalidade das queimadas urbanas e os efeitos nocivos decorrentes dela, a saúde pública, bem como profissional de saúde, orientando a comunidade sobre como prevenir doenças respiratórias neste período.

O morador Alaécio Batista Oliveira, 68 anos, que foi orientado sobre os males provocados pelas queimadas, reconhece o mal que as queimadas fazem à saúde.
“As queimadas são um perigo para nossa saúde, principalmente para nós idosos e crianças, que somos os que mais sofrem com doenças respiratórias. Às pessoas deviam se conscientizar disso e não provocar incêndios”, diz o morador.

A estudante Laiolanda Gomes, 10 anos, revela que tem pavor a fumaças. “É muito ruim respirar fumaças. Quando tem queimada no meu bairro, a fumaça incomoda muito, as roupas ficam com mau cheiro e a casa fica toda suja com cinzas”, lamenta.

De acordo com a coordenação de educação ambiental da Semma, as atividades educativas da campanha serão realizadas nas secretarias itinerantes, que acontecerão nas escolas dos bairros com maior índice de ocorrências de queimadas, como bairro Liberdade, Casas populares, Betânia, Vila Rica e Altamira.

Além disso, os educadores ambientais irão fazer conscientização porta a porta e blitze educativas nos principais pontos da cidade. A Semma informou ainda que, paralelamente às atividades de conscientização ambiental, a equipe de fiscais irá intensificar os trabalhos de combate às queimadas.

Saúde - De acordo com a profissional de saúde Keila Silva Guimarães, neste período de intenso calor o número de pessoas com doenças respiratórias aumenta nos postos de saúde, por isso, para evitar maiores complicações no verão é recomendável que as pessoas evitem se expor em fumaças, sol e que ingiram bastante líquidos e coma frutas, para que sejam repostos líquidos perdidos devido ao calor.

(Texto e fotos: Beatriz Sales)

Nenhum comentário: