segunda-feira, 18 de julho de 2011

Justiça manda governo do Mato Grosso do Sul aceitar candidato a bombeiro barrado por excesso de peso

"Malhado", homem entra na Justiça após ser barrado em concurso para o Corpo de Bombeiros

A 3ª Turma Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por unanimidade, concordou na tarde desta segunda-feira (18) com o recurso movido pelo gestor comercial Leonardo Rodrigues de Oliveira, 29, que brigava contra o governo estadual para manter-se na disputa por uma vaga de soldado do Corpo de Bombeiros.

Com a decisão, Oliveira, cujo sonho estava escapando por ele ter sido excluído do certame por excesso de peso, pode seguir agora no concurso público.

“Vixe Maria, sério? Que bom! Que venha agora a próxima fase estou preparado”, disse ele ao saber da decisão, pela reportagem do UOL Notícias, por telefone.

Oliveira, que já havia superado os testes físicos, terá de enfrentar agora novas avaliações. Ele tinha ficado para trás no exame médico, que o diagnosticou como obeso.

O candidato treina corrida e flexões desde o início do mês, já apostando na decisão desta segunda-feira. O governo estadual deve convocá-lo daqui a alguns dias.

O gestor comercial foi barrado no concurso porque seu IMC (índice de massa corpórea) está acima do determinado pela organização.

Pelas normas do concurso público enfrentado por Oliveira, a norma aceita o IMC máximo de 28, e ele, à época do exame médico, no ano passado, apresentou índice 35.

O indicador fixado é a fórmula que acusa o grau de obesidade de uma pessoa levando em conta sua altura e peso.

Oliveira mede 1,78 metro de altura, e seu peso fica em torno de 110 quilos, segundo ele. Seu IMC hoje é de 34,7. Pelo exigido pela organização do concurso, ele teria de emagrecer 21 quilos.

Leonardo Oliveira disse que não é gordo, e, sim, “forte e atlético”. Ele frequenta academias de ginástica há dez anos. Oficialmente, até agora somente o comando do Corpo de Bombeiros comentou o assunto. Disse que vai acatar a decisão judicial.
(Fonte: UOL Notícias).

Nenhum comentário: