quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Credores da W.O e Santa Bárbara procuram Acip

Presidente eleito da ACIP - Oriovaldo Mateus.

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), desde o final de dezembro 2010 e início de janeiro de 2011, recebeu fornecedores locais, prestadores de serviços para a mineradora Vale e empresas terceirizadas, que se deslocaram até a entidade pedindo da presidência a intermediação para recebimentos de seus créditos junto as empresas W.O Engenharia LTDA e Santa Bárbara Engenharia S/A.

O presidente da Acip José Rinaldo Alves de Carvalho e o presidente eleito Oriovaldo Mateus, com o empenho da diretoria e assessoria jurídica da entidade, desenvolveram um intenso trabalho de articulação junto a essas empresas tentando uma solução rápida para os problemas listados pelos associados. Inicialmente foi contactado a gerência local da empresa Santa Bárbara, que havia se comprometido em pagar os credores locais até o dia 15 de dezembro de 2010, sendo que parte do pagamento do acordo foi efetuado até o final do de 2010, e vem pagando aos poucos alguns credores, porém vem deixando de pagar a maioria deles, especialmente os de valores altos.

A empresa Santa Bárbara se comprometeu com a Acip através de e-mail a pagar todos os credores até o dia 21 de janeiro de 2011, porém o acordo até o momento do fechamento desta matéria não ocorreu, pois embora a Acip tenha tentado contato com a gerência local através de telefone e e-mail, não tem recebido retorno algum, deixando a entidade em situação difícil para dar uma resposta positiva aos credores que acreditavam que iriam receber seus créditos, sendo que alguns credores têm créditos com atrasos de mais de seis meses.

A Acip continua na expectativa de retomar o contato com a Santa Bárbara, que é parceira da entidade, sendo que a mesma deu uma forte contribuição na realização da 2ª Ação Cidadania e tem demonstrado interesse em quitar seus débitos, até porque a Santa Bárbara é uma empresa nacional reconhecidamente sólida, e os motivos que estão levando a mesma a atrasar seus pagamentos são desconhecidos, porém a Acip acredita que tudo será resolvido brevemente.

Já em relação à empresa W.O Engenharia que tem sede em São Luis do Maranhão, e vinha honrando seus compromissos até bem pouco tempo, mas que por problemas ainda não conhecidos pela Acip, apresentou problemas financeiros, gerando assim o bloqueio de contas por parte da Justiça do Trabalho e interdição da Estrada de Ferro Carajás através de funcionários da empresa em Marabá que fizeram um manifesto recentemente.
A Acip recebeu 12 credores que apresentaram seus créditos junto à W.O no início de janeiro até o dia 19. A entidade desconhece a existência de outros credores, porém logo que foi procurada pelos seus associados, Oriovaldo Mateus, presidente eleito da Acip e o Assessor Jurídico Manoel Chaves, iniciaram contatos com a Vale e com dirigentes da W.O, visando a intermediação da Acip para uma negociação de pagamento a esses credores.

Alguns dos credores se deslocaram até São Luis e negociaram seus créditos com a empresa W.O e quanto aos demais, o advogado Manoel Chaves juntamente com o presidente eleito da Acip Oriovaldo Mateus marcaram uma reunião em São Luis com o advogado que está cuidando da negociação, sendo que Manoel Chaves vai levando procuração de 6 empresas credoras, para negociar o recebimento da dívida. Por sua vez, Oriovaldo Mateus vai acompanhando o assessor jurídico Manoel Chaves, não só para representar a Acip na defesa dos interesses dos credores, mas também para tomar conhecimento dos reais motivos da situação ocorrida com a W.O e verificar a possibilidade de intermediar num ponto entre as partes, Vale, e W.O, para que a entidade possa continuar no futuro tendo a W.O como parceira da Acip e prestando serviço para Vale e colaborando com o desenvolvimento socioeconômico do município de Parauapebas.

Vale ressaltar que na conversa do Assessor Jurídico da Acip Manoel Chaves com o advogado da empresa W.O, foi informado que a empresa não dispõe de nenhuma liquides, ou seja, de recursos financeiros e que as negociações para pagamentos desses créditos terão que ser em bens como móveis e imóveis com todas as garantias legais pertinentes a cada caso. (Assessoria de Imprensa da Acip)

Nenhum comentário: