Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global. O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer em geral, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular.
Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma, trombose, doenças do estômago, infecções respiratórias e impotência sexual do homem.
Estima-se que no Brasil, a cada ano 200 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, número que não pára de aumentar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco.
Preocupada com o crescente número de fumantes, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando parcerias com as empresas do município, convidando-as para palestra de sensibilização, a fim de que o empresariado se interesse por implantar em seu local de trabalho o ambiente 100% livre do tabaco.
Programação alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco
Dia 29/05, das 15 às 18 horas, na sala de videoconferência do Ceup – palestra com representantes da classe empresarial e secretários municipais de Parauapebas.
Dia 01/06, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos do Programa da Saúde Familiar – palestras e divulgação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.
Do dia 1º a 15 de junho – palestras em empresas interessadas em implantar o “ambiente 100% livre do tabaco”.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário